Lolita San Miguel

Quem é Lolita San Miguel?

Lolita San Miguel foi aluna direta de Joseph Pilates e portanto é considerada uma “elder” do pilates e professora de 1ª geração devido ao fato que esteve com o criador da técnica em seus últimos anos e possui pleno conhecimento de todas as últimas atualizações que Joe fez na sua metodologia.

Mas Lolita San Miguel foi muito além disso de ser só uma simples estudante porque deixa seu legado no mundo da dança da mesma forma que no pilates como resultado dos seus vastos anos de experiência. Sua contribuição no mundo do pilates também é internacional porque esteve presente em diversos países ensinando a metodologia.


Seus primeiros anos

Lolita San Miguel nasceu em New York no dia 9 de outubro de 1934 mas seus pais a levaram de volta ao seu país nativo quando ela tinha 3 anos de idade. E assim 8 anos mais tarde, quando portanto já tinha 11 anos, ela retornou para os USA. É importante ressaltar que nesse ano o pai de Lolita havia falecido por causa de um ataque cardíaco e sua mãe decidiu que queria estabelecer-se em New York.

Seu pai tinha uma forte personalidade sobre a visão de sua filha e seu futuro porque quería que ela fosse advogada ou profissional da música e aliás é importante saber que Lolita tomava aulas de música (lições de piano) e de dança e foi assim como ela descobriu inegavelmente que tinha nascido para o mundo da dança .

Ela então começa a dedicar-se a sua paixão na Performing Arts High School e, após formar-se, juntou-se á Slavenska – Franklin Ballet Company.


Sua lesão e início na metodologia Pilates

A cada dia Lolita melhorava sua performance e alcançou a ser solista do Metropolitan Opera Ballet até que inesperadamente começou a sentir uma lesão no joelho. O ortopedista que a tratou, DR, Henry Jordan do Hospital Lenox Hill de New York sugeriu que ela tomasse aulas de pilates com Carola Trier a fim de que melhorasse sua patologia.

Lolita continuou treinando com Carola Trier por 5 anos mais até que surpreendentemente Carola sugere que Lolita dê um giro na sua carreira. É hora de tomar em consideração o seu pedido: tornar-se professora de pilates!


Certificada como instrutora de pilates por Carola Trier.

Lolita começa a certificar-se com Carola Trier em um programa de 20 horas por semana durante 6 meses com o fim de ser professora de pilates e após completar seu programa de treinamento transforma-se na única pessoa certificada em um curso de pilates por Carola Trier legalmente até hoje já que possui um certificado físico assinado por sua mestre.

E aqui vai a parte divertida da história porque um dia Kathy Grant (assistente de Carola e amiga de Lolita) pergunta: “Por que você não estuda diretamente com Joe”? Lolita afirmou a Kathy que sempre tinha pensado que Joe tinha falecido na Alemanha faz muito tempo atrás…já que quando perguntava a Carola Trier ela falava sobre Joe com muita nostalgia…

Kathy diz: “Não…está somente a 3 quarteirões daqui.


Certificada como instrutora de pilates por Joseph Pilates.

Assim que as duas amigas vão direto ao local de trabalho de Joseph Pilates e quando chegam o primeiro que observam é um quarto ao final do estúdio e são atendidas imediatamente por Clara (esposa de Joe).

Ela estava sempre vestida no seu conhecido uniforme branco de enfermeira e antes que tudo , se acerca á Lolita e Kathy para apresentar-se de tal forma que as duas a encontram um amor de pessoa.

Prontamente entra Joe na sala “como um furacão de energia” e uma enorme presença omnipotente, apesar de que ele não era alto (isso foi afirmado muitas vezes já por Lolita), com uma personalidade forte e totalmente diferente a sua esposa Clara.

Elas explicam que foram certificadas por Carola e que agora gostariam de ser certificadas pelo mestre e é quando ele pergunta seriamente: “Porque com Carola”? Elas começam a olhar-se entre si , sem falar nada, até que ele responde: “ok, vocês conseguem os papéis da universidade , vão treinar comigo e eu as certificarei.”

Muito importante ressaltar qua a universidade de New York tinha um programa especial para bailarinos que permitia que Lolita realizasse esse curso com Joe.

E assim começa o programa de certificação com Joe no mesmo formato com que o da Carola con 6 meses, 20 semanas de curso. E por fim a conclusão do seu curso finaliza dia 2 de fevereiro de 1967.


Depois de Joseph Pilates: Ballet Concierto.

Após o falecimento de Joseph Pilates, Lolita segue relacionada à dança. No ano de 1978 ela se casa com seu marido, Hiram, e muda-se para Porto Rico.

Começa então a desenvolver sua segunda vocação que é a de ser fundadora e diretora artística do “Ballet Concierto” de Porto Rico. Paralelamente abre seu estúdio de pilates “Pilates y Más”.

Entre os anos 2005 a 2009 Lolita deixa seu emprego no Ballet Concierto de Porto Rico e cria seu primeiro video “Lolita shares her pilates”.

Por conseguinte inicia seu programa de mestrado e mentorado chamado PMMP e o seu curso Legacy de formação de professores.


Curiosidades sobre Lolita, Joseph Pilates e a metodologia.

A fim de que você possa entender melhor a vida de Lolita, separei algumas frases de perguntas e respostas que ficaram marcadas na minha cabeça durante meu treinamento com ela.

Quais as lembranças mais fortes que você tem em relação a Joseph Pilates?

Eu lembro que ele era muito inteligente, esperto e muito peculiar…as vezes divertido também. Cada vez que me ensinava me fazia rir mas definitivamente ele tinha altos e baixos e quanto ele entrava nesse estado meio triste era a Clara que realizava as aulas.

Lolita San Miguel

Como era o estúdio do Joe e sua rotina de trabalho?

Ele trabalhava desde muito cedo, desde 06:30 am até 19:30 pm. Vivia em um quarto no final do estúdio onde as vezes dormia durante alguns períodos. Durante todo esse período haviam clientes entrando e saindo do estúdio. Eles trabalhavam muito e já tinham uma idade avançada.

Lolita San Miguel

Existe uma idade ótima para começar a praticar ou ensinar pilates?

Eu diria que pode começar aos 3 anos porque é um treinamento sem idade onde você pode iniciar desde a sua juventude e seguir praticando a metodologia ao passo que a idade vai avançando.


A linha do tempo de Lolita San Miguel.

Comentamos no curso de pilates Sorocaba que já entrada praticamente na 8ª década Lolita segue ensinando pilates e por isso é tão admirada. Encontramos que sua paixão pelo método inspirou vidas e por isso fizemos essa linha do tempo abaixo só pra ilustrar sua importância na metodologia.

Nasce uma estrela

  • 1934: Nasce Lolita San Miguel em Nova York.
  • 1941: Começou a dançar desde menina em Porto Rico na Escola de Manolo Agullo.
  • 1945: Voltou para os Estados Unidos com sua família onde estudou na Escola de Balé Americano.
  • 1952: Formou-se pela Escola Superior de Artes Cênicas e omais notável é que ganhou a Medalha de Ballet.
  • 1954: Participou do Metropolitan Opera Ballet

Lolita San Miguel se lesiona. Seu 1° encontro com o método Pilates.

  • 1958: Segundo o blog de pilates do Chile, Pilatesweb, sofreu uma lesão no joelho na aula de dança. Consequentemente foi apresentada a Carola Trier pelo Dr. Henry Jordan do Hospital Lennox Hill.
  • 1965: Começou a trabalhar com Joseph e Clara Pilates.
  • 1967: Junto com Kathy Grant recebeu o certificado da Universidade Estadual de Nova York para ser oficialmente certificada para ensinar Pilates por Joseph Pilates.

Lolita San Miguel deixa seu legado na dança.

  • 1970: Fundou o teatro de dança porto-riquenho e recebeu o título de Ballet Mistress para Ballet Hispanico.
  • 1977: Voltou para Porto Rico com o marido Hiram Cintron.
  • 1978: Fundada por Ballet concierto de Puerto Rico.
  • 2000: Fundada Pilates Y Mas, Inc. em Porto Rico e consequentemente ensinou e treinou professores de Pilates em associação com a Polestar Educação.

Deixando seu legado no Pilates.

  • 2005: Retirou-se do Ballet concierto aos 70 anos de idade e deixou Porto Rico para ensinar Pilates Internacionalmente.
  • 2009: Iniciou o Programa de Mestrado e mentorado PMMP.
  • 2011: Honrou a Joseph Pilates com a inauguração de uma placa no local de seu nascimento em Mönchengladbach, Alemanha.
  • 2013: Programa de formação de professores criado – Lolita’s Legacy.
  • 2014: Vive em Palm Beach Gardens, Florida.

Conclusão final.

Esperamos que com esse artigo você possa conhecer a importância de Lolita San Miguel no mundo do Pilates.

Sandro Alves

Director Alves Pilates

 

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparta nas suas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!