Patologias relacionadas ao Whatsapp

Você já ouviu falar em whatsappinite, e que na verdade são patologias relacionadas ao whatsapp? É um problema crescente na sociedade moderna porque pode limitar as pessoas no estudo, no trabalho e em outras atividades. “Whatsappinite” é um tipo de inflamação nos tendões ocasionada por movimentos repetitivos.

O que é o Whatsapp?

Whatsapp é um aplicativo ou software multiplataforma para smartphone que permite enviar mensagens de texto, de voz e imagens entre outros e ademais existe também uma versão de escritório para notebook. Tudo isso através de uma rede wi fi ou conexão à internet.

É uma app bem compatível com diversas marcas de celulares que existem no mercado como IOS, Windows Phone, Android entre outras. No Brasil está presente na maioria dos celulares já que é a app mais usada para troca de mensagens.

Como surgiu esse nome?

Este nome foi dado por uma medica após avaliar uma paciente que se queixava com dores fortes nas mãos, após ter passado seis horas utilizando o aplicativo. De acordo com pesquisas, o brasileiro gasta, em média, 4 horas e 40 minutos online nos celulares todos os dias. Quase uma extensão do próprio corpo, os celulares viraram companheiros inseparáveis, e executam muito mais que a simples função de se comunicar.

O uso excessivo de celulares é prejudicial.

mulher segurando a mão com patologia relacionada ao excesso de whatsapp

Apesar da tecnologia facilitar a vida ou trazer uma “aproximação” entre as pessoas, o uso excessivo provoca problemas físicos e psicológicos e muitas patologias relacionadas ao whatsapp. Portanto muitos já sentem no corpo os sinais e, apesar dessas tecnologias facilitarem a vida, o abuso delas tem chamado atenção para o surgimento de alguns problemas de saúde, especialmente relacionados a dores nos membros superiores.

Como surgem as dores das patologias relacionadas ao whatsapp?

Geralmente as dores surgem após movimento repetitivos e podem gerar problemas inflamatórios crônicos por isso tendinites e epicondilites são os problemas mais recorrentes em quem usa demais os smartphones. Quando o usuário fica muito tempo na mesma posição, os músculos perdem forca e os movimentos repetidos ao longo do dia, feitos cotidianamente, desgastam ligamentos, fáscias e tendões, levando ao surgimento de inflamações e dores.

O que é a tendinitis e a epicondilitis em poucas palavras?

Tendinitis é uma lesão que vai afetando o tendão de um músculo e vai acompanhada de um processo inflamatório e pode provocar sua degeneração secundária e por conseguinte a epicondilitis é uma lesão no epicôndilo ou cara externa do cotovelo.

Consequências causadas por patologias relacionadas ao whatsapp

As consequências causadas pelo uso excessivo de celular não param aí já que é comum o usuário ter dores no pescoço e, dependendo da posição, pode causar dores de cabeça e até hérnia de disco. Todo o conjunto de membros superiores acaba afetado pelo uso excessivo. Essas patologias são frequentes nas clínicas e muito estudadas nos cursos de fisioterapia e pilates.

O que acontece com a articulação dos ombros e punhos ao usar repetitivamente o whatsapp?

homem com dor de ombros relacionado a patologias relacionadas com whatsapp

O ombro não foge á regra como uma das patologias relacionadas ao whatsapp pois é uma articulação sinergista para os braços.

Sob o mesmo ponto de vista os movimentos repetitivos das mãos acompanhados de supinação do antebraço podem influenciar la lesão quase que simultânea de ombros e punhos.

Isso se explica porque quanto mais você sobrecarrega uma articulação a outra acaba tendo que assumir uma postura compensatória que, no futuro, vai acabar gerando novos problemas.

E tem ainda mais: a luz azul emitida por aparelhos celulares e tablets ativa os neurônios e perturba o sono.

Além disso, a pessoa fica com a sensação de estar sempre ligada, o que acaba acarreando em ansiedade. Além da indicação de drogas anti-inflamatórias, em alguns casos a indicação é fazer “abstinência” do uso o aparelho.

É preciso fazer uma mudança de hábitos.

Sem tanto radicalismo, a indicação é que a utilização dos aparelhos seja equilibrada. Tao importante quanto considerar os problemas físicos advindos do uso excessivo de aparelhos eletrônicos é mudar os hábitos. Fazer uso de forma mais consciente colabora muito.

Comentário geral do artigo “patologias relacionadas ao whatsapp”.

Se não há como fugir deles o ideal é que, sem dúvida, aconteça a mudança da postura. Longas horas nesses equipamentos, além da fadiga, estresse e dor, a pessoa perde oportunidades de vida social real, de convívio e de lazer de outros tipos, passando os computadores e celulares a ser sua principal via de convivência e diversão. Sem falar no caso extremo de eles se tornarem um vício.

Conclusão geral: pilates é essencial.

Como conselhos de saúde afirmamos que atividades que ajudam a fortalecer a musculatura e exercícios de alongamentos também são indicados. Com toda a certeza o Pilates é excelente para reorganizar as estruturas e proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Principalmente o pilates terapêutico. A patologia whatsappinite deve ser um nome apenas virtual e não fazer parte da sua vida real.   

Andreia Chivini é fisioterapeuta e ademais teacher trainer de curso de pilates em Jaraguá do Sul , na Alves Pilates Brasil.

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comparta nas suas redes sociais!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o Ebook de pilates e AVC gratis!

Faça o download aqui!