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8 dicas para realizar a biomecânica perfeita

Biomecanica muscular

8 dicas para você realizar a biomecanica perfeita.

Sim , desde a cabeça, passando pela biomecânica escapular até os pés! Afinal existem inúmeros exercícios de Pilates descritos pelo mundo a fora, mas o que fazer para escolher da forma adequada os exercícios que você deve aplicar em seus clientes? Aplicando-as o sucesso do seu atendimento será garantido!

A importância de conhecer a biomecânica vai te ajudar a analisar cada um dos movimentos que você aplica nas suas sessões de Pilates ademais te ajudará a escolher da melhor forma quais exercícios se adequam para cada um de seus clientes.

No nosso curso de pilates no Rio de Janeiro vimos a importância de recordar que as principais bases e fatores da biomecânica são os vetores, balanças e biomecânica muscular.

Acima de tudo a função de saber as bases é treinar o profissional para observar um exercício e determinar quais articulações e músculos estão sendo trabalhados.

Antes de citar as 8 dicas para realizar uma biomecânica perfeita precisamos entender melhor alguns conceitos que explicaremos abaixo.

O que é a biomecânica?

O que é a Biomecânica?

A Biomecânica é uma parte da ciência destinada a estudar a atividade corporal e de analizar as consequências mecânicas do corpo humano portanto para estudar os efeitos dessas consequências a Biomecânica utiliza os conhecimentos da mecânica, engenharia, fisiologia, anatomia e muitas outras disciplinas. Em outras palavras podemos dizer que resumidamente a Biomecânica verifica os movimentos do corpo humano e as cargas mecânicas e energias que se produzem por esses movimentos.

Quais são os âmbitos funcionais atuais da Biomecânica?

Existem atualmente 3 formas principais de aplicação e atuação em que podemos utilizar os conhecimentos da Biomecânica:

  • Biomecânica médica
  • Esportiva
  • Ocupacional

Em primeiro lugar a biomecânica médica tem a visão e função de ajudar em todo o que se refere a patologias para encontrar soluçōes sejam para avaliar ou reparar as mesmas.

Em segundo lugar a esportiva serve tanto para melhorar a performance do corpo humano quanto para contruir e desenhar materiais esportivos para atletas.

E por último mas não menos importante a ocupacional (muito utilizada por terapeutas) geralmente é utilizada com outra disciplina que se chama ergonomia e ajuda a estudar o nosso corpo humano em relação com nosso entorno mais imediato.

Qual a importância da biomecânica?

Como a função primordial da biomecânica é avaliar e melhorar primordialmente a parte motora do corpo humano, em primeiro lugar entra a função de prevenção de lesōes e em segundo lugar podemos destacar a parte de melhoria de patologias, melhoria da qualidade de vida até chegar à melhoria da performance esportiva.

O importante é saber ademais que o primordial é poder realizar um estudo completo das forças internas e externas sobre o corpo humano para com isso analizar os efeitos produzidos e derivarlos ao seu âmbito próprio.

Quais são os planos anatômicos que estudamos na biomecânica?

No corpo humano temos três planos estabelecidos e são os seguintes:

  • Plano médio ou sagital: é um plano vertical que atravessa o corpo dividindo-o em duas metades, direita e esquerda.
  • Frontal: também chamado de coronal, é um plano vertical que divide o corpo nas metades da frente e de trás.
  • Transversal: é o plano horizontal que atravessa o corpo dividindo-o nas metades superior e inferior.

O que são eixos anatômicos e quais são eles?

Eixos anatômicos são aquelas linhas que cruzam o corpo e portanto servem como referência para os movimentos. Quando dois eixos se encontram, eles formam um plano como os descritos acima.

No corpo humano foram estabelecidos três eixos corporais:

  • Frontal horizontal: também chamado de eixo transversal, cruza o corpo de um lado para o outro (da esquerda para a direita). Você deve ter uma articulação como ponto de referência.
  • Longitudinal: também chamado de eixo vertical, cruza o corpo de cima para baixo.
  • Sagital horizontal: também chamado anteroposterior, cruza o corpo da frente para trás.

Quais os principais movimentos biomecânicos que devemos conhecer para realizar um estudo eficaz e quais os rangos de amplitudes normais?

Ombro: Flexão de 180 graus. Extensão de 45 graus. Rotação externa e interna, 90 graus. Abdução e Adução, 180 graus.

Articulação do cotovelo: Flexão 145 graus. Extensão de 0 grau.

Antebraço: Supinação, 90 graus, bem como pronação.

Articulação do punho: Inclinação radial, 20 graus. Inclinação cubital, 45 graus. Flexão dorsal, 70 graus. Flexão palmar, 80 graus.

Membros inferiores: Quadril Flexão com joelho estendido, 80 graus. Flexão com o joelho flexionado, 125 graus. Abdução 45 graus. Rotação externa, 45 graus. Rotação interna, 45 graus.

Joelho: Flexão, 140 graus. Extensão, 0 graus.

Tornozelo: Flexão dorsal, 20 graus. Flexão plantar, 45 graus. Eversão, 20 graus. Inversão, 45 graus.

Pé: Flexão do dedo grosso, 70 graus. Flexão, 25 graus.

Quais os conceitos da cinética que vemos na biomecânica?

Na biomecânica encontramos os conceitos de cinética (estudo das forças que atuam no corpo) e cinemática (estudo dos movimentos corporais). Existem cinco componentes importantes da biomecânica que são movimento, força, momento, alavancas e equilíbrio:

Movimento refere-se ao movimento do corpo ou de um objeto através do espaço portanto velocidade e aceleração são componentes importantes do movimento.

Força refere-se ao impulso ou tração que faz com que não apenas uma pessoa ou objeto acelere, reduza a velocidade mas também pare ou mude de direção.

Momento refere-se ao resultado de uma massa e sua velocidade em seu deslocamento.

Alavancas: nossos braços e pernas funcionam como alavancas e de maneira idêntica uma alavanca consiste em três componentes: o braço de resistência, o ponto de apoio e o eixo de rotação.

Equilíbrio refere-se à estabilidade. Um importante princípio de equilíbrio é o alinhamento do centro de gravidade do corpo na base de suporte já que ter um bom equilíbrio é importante para a prática de muitos esportes e exercícios.

Agora que já sabemos conceitos básicos sobre a biomecânica aqui vão 8 dicas para realizar a biomecânica perfeita

1 – Escolha o movimento pelo objetivo, e não pela beleza:

O Pilates possui movimentos belos portanto complexos e lindos de se ver. Entretanto a execução de um movimento sem a atenção aos objetivos dele pode levar você a cometer uma falha biomecânica grave. Alguns exercícios podem parecer simples, e na verdade são mais complexos quanto a sua biomecânica do que parecem.

Qual objetivo do seu cliente?

Antes de pensar nas 8 dicas para realizar a biomecanica perfeita temos que saber que os objetivos de um movimento devem sempre estar bem claros para o instrutor. Toda vez que selecionar um exercício para realizar com seu cliente, pense primeiro nos objetivos que o movimento possui e se isso atende as necessidades dele.

2 – Observe a postura do seu cliente na hora de executar o exercício:

postura do cliente de fisioterapia e pilates

A maioria das falhas no processo biomecânico estão relacionadas a posições inadequadas durante os exercícios. A postura com que os outros segmentos se apresentam pode atrapalhar seu sucesso na hora de execução do movimento. A posição da cabeça, das mãos e dos pés, são extremamente importantes, todo o corpo do cliente deve estar voltado para o exercícios a ser executado.

Sobre o alinhamento

Um alinhamento perfeito da cabeça evita sobrecargas musculares da região cervical. O punho e o pé também podem sofrer por posturas inadequadas portanto durante a execução do Pilates nenhuma parte do corpo deve estar  “abandonada”. Todo o corpo dos pés a cabeça devem estar posicionados de forma correta.

3 – Não permita que seu cliente compense o movimento, a terceira das 8 dicas para realizar a biomecânica perfeita:

Muitas vezes nossos clientes ainda não tem a capacidade de chegar aquele movimento final, entretanto tentam sempre mostrar que conseguem e acabam realizando os movimentos compensatórios, recrutando articulações e músculos que não deveriam estar envolvidos naquele movimento. Ombros são elevados, quadris rodados e a coluna perde toda a postura afim de que o movimento aconteça. Não permita que isso aconteça, toda vez que as compensações começarem interrompa o movimento e o limite para que a execução perfeita seja atingida.

4 – Respeite os limites de seus clientes:

Chegamos a quarta, das 8 dicas para realizar a biomecanica perfeita ! Toda pessoa possui características especiais e inteiramente próprias, muitas vezes um senhor de idade tem mais força muscular que um jovem e uma jovem se apresenta tão encurtada que parece ter uma coluna de 90 anos. Cabe a nós profissionais realizar uma criteriosa avaliação do nosso cliente já que temos que observar e definir quais os seus objetivos e também quais os seus limites.

Quais exercícios devo escolher?

Exercícios

Não exponha seus clientes a exercícios sobre os quais ele não terá controle e fará de forma inadequada. Escolha os exercícios de forma pessoal para que cada um tenha o exercício adaptado e necessário para o sus estrutura física e suas capacidades.

5 – Não “caia” nos pedidos de seus clientes. Uma das dicas mais importantes das 8 dicas para realizar a biomecânica perfeita!

O Pilates esta em alta no mundo inteiro, atores, atletas e muitos nomes conhecidos o praticam e tem o costume de postar vídeos na internet realizando os movimentos. Nossos clientes ficam de certa forma empolgada com aqueles movimentos lindos e também querem executar.

Muito cuidado nessa hora!

Mas cuidado! Como disse acima cada pessoa possui seus limites, e mesmo que aquele cliente chegue ao studio querendo muito executar aquele movimento acrobático fantástico, não caia nesse pedido. Avalie se realmente ele pode e é capaz de executar tal movimento e se ele já passou por todas as etapas que antecedem a realização daquele exercício de forma perfeita.

6 – Gradue seus clientes, dica de ouro das 8 dicas para realizar a biomecânica perfeita

Joseph Pilates criou o método, o baseando na graduação de básico, intermediário e avançado. Alguns pacientes apesar de passar anos dentro do Pilates ainda não desenvolveram capacidade de ser considerado avançado. Já em compensação outros já entram no studio com um controle motor tão expressivo que você pode aplicar exercícios avançados sem nenhum prejuízo. Observe isso, e aplique para que seu cliente saia satisfeito do atendimento, e não desestimulado por não conseguir nunca executar os movimentos ou por só fazer movimentos básicos demais.

7 – Evolua sempre que possível

Nossos clientes adoram os exercícios acrobáticos ou de pilates em suspensão e são loucos para fazê-los, mas como já falamos em cima, isso não quer dizer que eles possam fazê-lo.  Mas também não é para você ficar alí só no “basiquinho” sem promover nenhum novo desafio. Construa a evolução do seu cliente, estimule ele a testar novos movimentos e o ajude a construir os movimentos intermediários e avançados.

Roma não foi construída em 1 dia!

Roma nao foi construída em 1 dia.

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Mais do que saber as 8 dicas para realizar a biomecânica perfeita é importante ter conhecimento que não é de uma hora para outra que ele vai conseguir ficar de cabeça para baixo, mas sim construindo esse movimento que ele vai ganhando capacidade física e confiança para executar essa nova proposta. Seja em um curso de pilates em São Paulo ou na China. Isso deveria ser explicado para todos os profissionais da área.

Devo adicionar acessórios no pilates?

Adicione acessórios, provoque desestabilizações e promova um recrutamento maior de fibras musculares para que esses exercícios possam evoluir afinal de contas uma das coisas mais legais do Pilates é poder fazer um exercício diferente a cada dia.

8 – E a mais importante das 8 dicas para realizar a biomecânica perfeita : Estude os movimentos,

Existem diversos movimentos criativos no Pilates e movimentos que não foram descritos pelo Joseph ou pelos elders, mas que os profissionais da área realmente inventaram, publicaram e executam por aí portanto muito cuidado com movimentos que você não sabe como foram criados e para que servem. Antes de aplicar qualquer exercício em seu cliente, pesquise o movimento, abra seu livro de anatomia e o de biomecânica e veja para qual grupamento muscular aquele exercício está sendo executado.

A avaliação postural é a peça chave

E junto com a avaliação postural que fez de seu cliente defina se realmente esse movimento é indicado ou não para ele. A base do Pilates é o movimento, a base do movimento é a biomecânica, a base da biomecânica é a anatomia, sem esses elementos o Pilates não existe. Nunca deixe-os de lado!

Agora que você está prestando atenção em cada movimento escolhido, você pode ter certeza que seus objetivos com o Pilates serão alcançados com muito mais facilidade, e que cada movimento proposto vai ser aproveitado no se máximo!

Pilates pode ter em qualquer lugar, mas Pilates com Excelência só alguns conseguem fazer! Seja um deles! Espero que tenha gostado do nosso artigo 8 dicas para realizar a biomecanica perfeita

Bruna Mayer, fisioterapeuta e teacher de formação em pilates no rio de janeiro

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